A imagem do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em um churrasco ao lado de Ciro Nogueira, Tarcísio de Freitas e Fábio Faria foi tirada em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em julho de 2024, em meio a críticas ao economista pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados, a foto foi compartilhada mais de 700 vezes como se fosse recente e "vazada". Esta interpretação é enganosa: trata-se de uma foto antiga, publicada na época na rede social de Faria. Além disso, Campos Neto participou de um evento similar com Lula em 2023.
Uma postagem no X dizia: "Vazou foto do presidente do Banco Central num churrasco com bolsonaristas. Mas tem alienado que acredita que o BC é independente". Esse conteúdo também foi disseminado no Facebook.
A imagem mostra Roberto Campos Neto ao lado do senador Ciro Nogueira (PP-PI), do ex-ministro das Comunicações Fábio Faria e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A foto e a legenda da suposta "vazamento" surgem em um contexto de críticas frequentes de Lula à atuação de Campos Neto no Banco Central, especialmente em relação à manutenção da taxa básica de juros do país em níveis altos.
Uma pesquisa reversa da imagem no Google Lens revelou uma matéria publicada pelo Poder 360 em 7 de agosto de 2021, que contém a mesma foto.
O texto explica que a imagem foi registrada durante um almoço de confraternização, realizado naquela data, e oferecido por Faria, então ministro do governo Bolsonaro. Na ocasião, Tarcísio de Freitas era ministro da Infraestrutura e Ciro Nogueira havia acabado de ser nomeado ministro da Casa Civil.
Em 2021, Campos Neto já ocupava a presidência do Banco Central desde 28 de fevereiro de 2019, após sua indicação por Bolsonaro.
Portanto, a foto foi publicada por Fábio Faria em seu perfil no X na época e não "vazada" como sugerido.