MEIO VERIFICA: Campos Neto em churrasco com Ciro Nogueira e Tarcísio

A imagem difundida nas redes sociais é antiga e, inclusive, Campos Neto participou de um encontro similar com o presidente Lula.

Avalie a matéria:
Campos Neto em foto com Tarcísio de Freitas, Ciro Nogueira e Fábio Faria em churrasco no ano de 2021. | Reprodução/Divulgação

A imagem do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em um churrasco ao lado de Ciro Nogueira, Tarcísio de Freitas e Fábio Faria foi tirada em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em julho de 2024, em meio a críticas ao economista pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados, a foto foi compartilhada mais de 700 vezes como se fosse recente e "vazada". Esta interpretação é enganosa: trata-se de uma foto antiga, publicada na época na rede social de Faria. Além disso, Campos Neto participou de um evento similar com Lula em 2023.

Uma postagem no X dizia: "Vazou foto do presidente do Banco Central num churrasco com bolsonaristas. Mas tem alienado que acredita que o BC é independente". Esse conteúdo também foi disseminado no Facebook.

Leia Mais

A imagem mostra Roberto Campos Neto ao lado do senador Ciro Nogueira (PP-PI), do ex-ministro das Comunicações Fábio Faria e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A foto e a legenda da suposta "vazamento" surgem em um contexto de críticas frequentes de Lula à atuação de Campos Neto no Banco Central, especialmente em relação à manutenção da taxa básica de juros do país em níveis altos.

Uma pesquisa reversa da imagem no Google Lens revelou uma matéria publicada pelo Poder 360 em 7 de agosto de 2021, que contém a mesma foto.

O texto explica que a imagem foi registrada durante um almoço de confraternização, realizado naquela data, e oferecido por Faria, então ministro do governo Bolsonaro. Na ocasião, Tarcísio de Freitas era ministro da Infraestrutura e Ciro Nogueira havia acabado de ser nomeado ministro da Casa Civil.

Em 2021, Campos Neto já ocupava a presidência do Banco Central desde 28 de fevereiro de 2019, após sua indicação por Bolsonaro.

Portanto, a foto foi publicada por Fábio Faria em seu perfil no X na época e não "vazada" como sugerido



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES