Nesta segunda-feira, 10 de abril, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União portarias que reconhecem mais 261 cursos de graduação em todo o país. Dentre eles, 111 são na modalidade EAD (Ensino a Distância) e 150 são presenciais, ministrados por instituições de ensino superior de diversas regiões brasileiras. As portarias foram assinadas pela secretária de Regulação e Supervisão Helena Maria Andery,
O reconhecimento dos cursos é válido até o ciclo avaliativo seguinte e exclusivamente para o endereço citado na portaria. As formações são variadas, englobando áreas como direito, farmácia, estética, gastronomia, psicologia, análise de sistemas e contabilidade, dentre outras.
O processo de reconhecimento dos cursos superiores de graduação é realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que analisa a estrutura e a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino. A avaliação considera desde a infraestrutura física e pedagógica até o corpo docente e o desempenho dos alunos.
A medida representa um avanço importante na expansão da educação superior no país, proporcionando a ampliação do acesso ao ensino superior e a formação de profissionais mais capacitados em diversas áreas. Além disso, o reconhecimento dos cursos assegura a qualidade do ensino e a credibilidade das instituições de ensino superior aos olhos do mercado de trabalho.
Camilo Santana sobre Novo Ensino Médio: “Erros na implantação desse modelo”
EXCLUSIVO! Brasil tem 6,5 mil obras na Educação paradas ou canceladas
MEC suspende cronograma do novo Ensino Médio; medida afeta as escolas?
Com a ampliação da oferta de cursos de graduação, espera-se que mais pessoas tenham a oportunidade de cursar uma faculdade e aprimorar seus conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento do país em diversas áreas do conhecimento.
CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CURSOS RECONHECIDOS