SEÇÕES

Mauro Vieira e Marco Rubio discutem tarifas comerciais em reunião no Canadá

Chanceler brasileiro e secretário de Estado norte-americano discutiram medidas tarifárias no Canadá e voltam a se reunir nesta quinta-feira (13) em Washington.

Mauro Vieira, à esquerda, e Marco Rubio, à direita | Foto: Itamaraty
Siga-nos no

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, durante encontro paralelo à reunião do G7. O diálogo teve como foco o andamento das negociações bilaterais sobre tarifas comerciais impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

Segundo o Itamaraty, a conversa serviu para aprofundar as tratativas já iniciadas e reafirmar o compromisso de ambos os países em buscar entendimento que favoreça o comércio. Mauro Vieira informou que, no último dia 4 de novembro, o Brasil apresentou uma proposta formal de negociação aos Estados Unidos, após reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois governos.

O chanceler ressaltou que as discussões seguem orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que trataram do tema em 26 de outubro, durante encontro em Kuala Lumpur, na Malásia, à margem da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Presidentes Trump, à esquerda, e Lula, à direita | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na ocasião, Lula pediu a suspensão imediata do "tarifaço" de 50% sobre as exportações brasileiras, imposto por Washington em julho deste ano. O presidente também defendeu o diálogo como meio de evitar tensões e promover relações comerciais equilibradas entre os dois países.

Durante a reunião no Canadá, Mauro Vieira e Marco Rubio acertaram um novo encontro para esta quinta-feira (13), às 17h, em Washington, para discutir a possível redução das tarifas. A decisão ocorre após sinalização do presidente Donald Trump de que pretende diminuir “algumas tarifas” sobre o café, produto em que o Brasil é o principal fornecedor ao mercado norte-americano.

O chanceler afirmou que o Itamaraty ainda não recebeu comunicação oficial sobre a proposta, mas avaliou a perspectiva como positiva. “Todas as notícias relativas à redução de tarifas e à volta ao ambiente anterior são auspiciosas e muito bem-vindas”, disse Vieira.

“Espero que isso esteja em andamento — vai passar pela nossa embaixada em Washington e pela nossa em Brasília. É uma notícia muito importante para a economia brasileira”, completou o ministro.

Na semana passada, Lula afirmou que voltaria a entrar em contato com o presidente dos Estados Unidos caso não houvesse avanços nas negociações até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém (PA). O governo brasileiro avalia que as próximas reuniões podem ser decisivas para redefinir as condições comerciais entre os dois países.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também