O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nessa terça-feira (17/06), durante a 51ª Cúpula do G7, que será realizada no Canadá. O encontro bilateral foi solicitado por Zelensky e acontecerá no mesmo resort onde ocorre a cúpula, em Kananaskis, nas Montanhas Rochosas de Alberta.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a segurança energética será um dos principais temas debatidos entre os países-membros do G7 e as nações convidadas, como o Brasil. Esta será a segunda reunião entre Lula e Zelensky desde o início do conflito entre Ucrânia e Rússia. A primeira ocorreu em 2023, durante a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.
Além do encontro com Zelensky, o presidente Lula também deve participar de outras reuniões bilaterais, incluindo conversas com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e com o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.
O Brasil participará da sessão ampliada da cúpula, que inclui outros países convidados, como a África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. A cúpula principal tem Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.