O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou no fim da tarde deste sábado (11/10) para Roma, na Itália, onde participará de eventos voltados a temas sociais e ao combate à fome, na segunda-feira (13). Ele também terá encontro com o Papa Leão XIV, no Vaticano.
O voo partiu de Brasília por volta das 17h30, com parada prevista em Cabo Verde para reabastecimento, antes de seguir para a capital italiana. A chegada a Roma está prevista para domingo (12), às 10h35, horário local. A comitiva presidencial inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), entre outros auxiliares.
Encontro com o Papa e agenda oficial
Na segunda-feira, Lula será recebido pelo Papa Leão XIV às 8h15, horário local, no Vaticano. Em seguida, participará da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Ainda na sede da FAO, o presidente encerra a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e inaugura o Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como secretariado da iniciativa, com escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.
Fórum Mundial da Alimentação e Aliança Global
O Fórum Mundial da Alimentação destaca boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável. Segundo o coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, Saulo Arantes Ceolin, a participação de Lula reforça a relação histórica e estratégica do Brasil com a FAO.
A Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida pelo Brasil e pela Espanha, reunirá ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. Entre os temas estão os avanços da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia.
O encontro também discutirá os desdobramentos da Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, que será lançada em novembro, durante a COP30. A Aliança Global prepara ainda a Primeira Cúpula de Líderes, marcada para 3 de novembro, em Doha, no Catar.