SEÇÕES

Lula sobre Trump: “Fiquei feliz quando ele disse que pintou química entre nós”

Lula declara satisfação com o encontro com Donald Trump na ONU e ressalta a importância da 'química' entre os dois líderes para o futuro das relações Brasil-EUA.

Lula fala sobre encontro com Donald Trump na ONU | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (24) que considerou “uma satisfação” o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU.

“Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu. Fiquei feliz quando ele disse que pintou uma química boa entre nós. Como acredito que a relação humana é 80% química e 20% emoção, considero muito importante essa conexão. Torço para que dê certo, porque Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente”, declarou Lula.

Trump disse na terça-feira (23), durante seu discurso na ONU, que se reunirá na semana que vem com Lula para debater as retaliações que os EUA vêm aplicando ao Brasil em reação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). (leia mais aqui)

"Estendi a mão para ele, cumprimentei, disse que temos muito a conversar. Não tem limite e não tem veto de assunto. Mas tem que ter uma conversa. Tenho muita coisa para conversar e dois chefes de Estado precisam conversar com base em informações verdadeiras. Acho que ele está mal-informado sobre o Brasil que fez ele tomar decisões erradas. Na hora que a gente tiver um encontro acho que isso estará resolvido", descreveu Lula.

O presidente brasileiro disse que ficou feliz ao ouvir Trump dizer que os dois podem conversar em breve. Em julho, os EUA anunciaram uma sobretaxa de 50% a diversos produtos brasileiros.

Lula foi questionado se teme que o presidente norte-americano crie constrangimento no encontro entre os dois como fez com o presidente da África do Sul, o presidente disse que ele e Trump são "dois homens de 80 anos" e que Trump vai tratá-lo com respeito.

O presidente brasileiro deu as declarações em uma entrevista coletiva na ONU antes de embarcar de volta ao Brasil após a participação na Assembleia Geral da organização.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também