O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou, nesta segunda-feira (22), as manifestações do fim de semana contra o projeto de anistia e a PEC da Blindagem.
Em uma rede social, Lula classificou os atos como um "espetáculo da democracia".
"Quero saudar todos os artistas que se uniram ontem [domingo] a dezenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o Brasil para defender a justiça e lutar contra a impunidade e a anistia", escreveu.
O presidente disse ainda que as mobilizações o fizeram lembrar do processo de redemocratização, nos anos 1970, e das Diretas Já, na década de 1980.
"Essa é a maior de todas as artes: o espetáculo da democracia. Parabenizo também cada brasileiro e cada brasileira que participou desta mobilização nas ruas e nas redes para defender um Brasil mais democrático e soberano", afirmou.
Manifestações pelo país
Os atos ocorreram neste domingo (21) em todas as 27 capitais, convocados por movimentos de esquerda.
Em São Paulo, o ápice da manifestação reuniu 42,4 mil pessoas, segundo pesquisadores da USP. No Rio de Janeiro, o protesto em Copacabana chegou a 41,8 mil participantes e contou com apresentações de artistas como Maria Gadú, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan e Caetano Veloso.