Lula recebe presidente da Croácia para reunião em Brasília; saiba quem é

Esta é a primeira vez que um presidente croata visita o Brasil desde a independência do país em relação à extinta Iugoslávia, em 1991.

Avalie a matéria:
Presidente da Croácia, Zoran Milanović, ao lado de Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil | Imagem: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o presidente da Croácia, Zoran Milanović, para uma reunião bilateral nesta segunda-feira (3), em Brasília. A pauta incluirá temas como comércio e oportunidades de cooperação nas áreas de educação, cultura, energia e ciência, tecnologia e inovação.

TEMAS DA REUNIÃO: Na agenda internacional, os presidentes devem tratar de assuntos como a guerra na Ucrânia, a crise no território palestino da Faixa de Gaza e a situação nos Bálcãs. Além da visita em Brasília, o mandatário croata deve passar também por Rio de Janeiro e São Paulo.

QUEM É ZORAN MILANOVIć: Formado em direito, Milanović venceu as eleições presidenciais de 2019-2020, tornando-se o quinto presidente da República da Croácia. Ele foi eleito pelo Partido Social Democrata da Croácia (SDP), representante da centro-esquerda. De 2007 a 2016, Milanović presidiu a sigla.

CARREIRA POLITICA: Antes de se eleger presidente, Milanović foi primeiro-ministro da Croácia entre 2011 e 2016, período em que o país se tornou membro da União Europeia (UE). Foi também durante seu governo que a Croácia passou a reconhecer, sob seu apoio, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

POSIÇÕES SOBRE A UCRÂNIA E GAZA: Sobre a guerra no Leste Europeu, Milanović defende que a Croácia se mantenha distante do conflito. “Esse jogo é muito perigoso”, afirmou Milanović no ano passado. “Se a Ucrânia for convidada para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), isso significará guerra contra a Rússia”, acrescentou.

Milanović também tem manifestado posições críticas sobre as ações de Israel no território palestino da Faixa de Gaza. “O direito à autodefesa que Israel não inclui o direito à vingança e ao massacre de civis”, afirmou em outubro do ano passado.

DIVERGÊNCIAS INTERNAS: Na Croácia, o presidente, eleito por voto popular, indica um primeiro-ministro baseando-se na maioria parlamentar. As posições de Milanović frequentemente se chocam com as do primeiro-ministro Andrej Plenković, de centro-direita, especialmente na política externa, onde suas diferenças ideológicas por vezes os colocam em posições antagônicas.

LAÇOS COM O BRASIL: O atual ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi embaixador do Brasil na Croácia entre 2020 e 2022. Em fevereiro de 2023, Vieira e Milanović se encontraram na capital croata, Zagreb, onde o presidente foi convidado para visitar o Brasil.

Esta é a primeira vez que um presidente croata visita o Brasil desde a independência do país em relação à extinta Iugoslávia, em 1991.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES