O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) percorrerá, em julho, os estados do Nordeste e, a expectativa é de que a visita aconteça em duas etapas, com início na primeira quinzena do mês que vem. A informação foi confirmada segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
Em entrevista, o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, informou que o líder petista realizará conversas políticas, sem relação com as eleições. “O presidente Lula quer debater sobre desenvolvimento regional, o combate à fome e a luta por vacinas”, afirmou.
A viagem também tem como objetivo estreitar as conversas com potenciais aliados na região, entre eles o PSB e o MDB.
No Piauí, a aliança com o PT é histórica junto ao Governador Wellington Dias e várias lideranças. O Presidente do MDB no Piauí, o senador Marcelo Castro afirmou que a parceria local com o PT está firmada. Segundo ele, o partido busca um nome próprio, já que trabalha por uma candidatura ao Planalto. “Minha posição é por uma candidatura própria. Ela será possível? No momento, ainda não temos essa resposta”, afirma o senador em trecho da reportagem.
Aliança com MDB
Com o MDB, que nas últimas eleições firmou-se como um parceiro do PT nos principais estados do Nordeste, há movimentos mais claros de aproximação no Ceará e em Alagoas. Mas há espaço para conversas na Paraíba, no Piauí e até mesmo na Bahia, onde PT e MDB estão rompidos desde 2009.