Uma nova informação sobre o quadro clínico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi divulgada neste domingo(01). De acordo com o médico Roberto kalil, integrante da equipe de médicos que realizou a cirurgia, Lula deve receber alta ainda neste domingo.
O presidente, de 77 anos, está hospitalizado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês desde sexta-feira (29), quando foi submetido a duas cirurgias: uma no quadril e outra nas pálpebras. A informação foi confirmada em um boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês neste domingo (1º).
De acordo com o documento, o presidente passou a noite em estado estável, continua em processo de recuperação e, mais cedo, conseguiu "caminhar, subir e descer escadas com assistência fisioterapêutica". Inicialmente, a equipe médica esperava que Lula recebesse alta entre segunda-feira (2) e terça-feira (3).
Os médicos de Lula informaram que não há restrições para o presidente trabalhar a partir do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República. Segundo a assessoria do presidente, a previsão é que ele passe as próximas três semanas despachando do Alvorada.
Nos primeiros dias, de acordo com a equipe médica, Lula deverá utilizar um andador para auxiliar na locomoção. Além disso, está previsto que o presidente evite viagens por um período de quatro a seis semanas. Lula tem planos de retomar compromissos internacionais no final de novembro, com sua participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP), que será realizada nos Emirados Árabes.