O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve neste domingo (7) no desfile de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Lula chegou por volta das 9h, em carro aberto, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e de ministros como Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Marina Silva (Meio Ambiente). O ministro do Turismo, Celso Sabino, também compareceu e chegou a usar um boné distribuído pelo governo com a frase “Brasil é dos Brasileiros”. Nenhum representante do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve presente.
Durante o evento, parte do público gritou “Sem Anistia”, em referência ao debate no Congresso sobre a possível anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Tema do desfile
O governo adotou o lema “Brasil Soberano” para o desfile deste ano. A programação foi organizada em três eixos:
defesa da soberania nacional;
organização da COP30 e obras do novo PAC;
futuras entregas previstas pelo governo.
A expressão “Brasil Soberano” vem sendo usada em discursos oficiais desde julho, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a cobrança de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O governo brasileiro classificou a medida como um ataque à soberania nacional.
Julgamento de Bolsonaro
O desfile aconteceu em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF, acusado de tentativa de golpe de Estado. O processo começou em 2 de setembro e já conta com o relatório do ministro Alexandre de Moraes e as defesas dos acusados ligados ao núcleo principal do caso.
A partir de terça-feira (9), os ministros da Primeira Turma do STF devem iniciar a votação.