Lula parabeniza nadador 'Gabrielzinho', por 1º ouro do Brasil nas Paralimpíadas

Atleta 'estreou' quadro de medalhas brasileiro nesta sexta, 1º dia oficial de competição. Na final, foi o único a nadar abaixo dos 2 minutos.

Lula parabeniza nadador 'Gabrielzinho', por 1º ouro do Brasil nas Paralimpíadas | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta quinta-feira (29), o presidente Lula parabenizou o nadador paralímpico Gabriel Araújo, o "Gabrielzinho", em uma mensagem nas redes sociais. O atleta conquistou a medalha de ouro nos 100 metros costas, classe S2, no primeiro dia oficial de competições, garantindo a primeira medalha do Brasil no evento. 

Gabriel, que possui focomelia, uma condição congênita que afeta o desenvolvimento dos braços e pernas, conquistou a medalha de prata na mesma prova nas Paralimpíadas de Tóquio em 2021. Desta vez, ele foi o único nadador na final a completar a prova em menos de 2 minutos, com um tempo de 1m53s67. Gabriel ainda disputará outras provas nos próximos dias.

O segundo lugar foi para Vladimir Danilenko, que, embora russo, compete sob a bandeira do Comitê Paralímpico Internacional, com um tempo de 2m01s34. Alberto Diaz, do Chile, ficou com o bronze.

QUATRO MEDALHAS NA CARREIRA

Com a medalha de hoje, Gabriel tem quatro medalhas paralímpicas na sua carreira, sendo 3 ouros e uma prata, e as três primeiras conquistadas na última edição das Paralimpíadas. Nesta classe S2, Gabriel ainda disputará os 50m costas e os 200m livre, exatamente as provas em que conquistou ouros em Tóquio. Na classe S3, Gabriel disputará nas provas dos 50m livre e os 150 medley.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES