O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste domingo (14) a morte do multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, que faleceu na noite de sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Em nota divulgada pelo Planalto e pelas redes sociais, o petista solidarizou-se com a família e amigos do músico e citou o destaque internacional que Hermeto teve.
“A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo”, escreveu Lula.
O velório de Hermeto será nesta segunda (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O músico morou no bairro boa parte da vida. A solenidade será aberta ao público, das 14h às 21h.
O presidente também relembrou que concedeu a Ordem do Mérito Cultural ao artista em dezembro de 2010, no segundo mandato. O prêmio é dado pelo governo federal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
“Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos”, homenageou Lula.
A morte de Hermeto foi divulgada nas redes sociais pela equipe do músico
“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva”, diz a mensagem.