SEÇÕES

Lula faz segunda reunião ministerial de 2025 para reforçar cobrança por entregas

Em janeiro, última vez que reuniu toda Esplanada para uma conversa, presidente afirmou que '2026 já havia começado'

Lula faz segunda reunião ministerial de 2025 para reforçar cobrança por entregas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne integrantes do primeiro escalão nesta terça-feira para a segunda reunião ministerial de 2025. Lula deve reforçar a cobrança por entregas de políticas públicas e inaugurações de obras. A um ano do início da campanha eleitoral de 2026, o Palácio do Planalto está preocupado com o ritmo das ações do governo federal.

O tom de preocupação eleitoral será reforçado por Lula, que em janeiro afirmou que "2026 já havia começado". Durante a reunião, o ministro da Secom, Sidônio Palmeira, deve apresentar o novo slogan do governo, substituindo "União e Reconstrução", e pedir alinhamento na comunicação dos ministérios, com foco em evitar crises e impulsionar o impacto positivo das ações petistas.

PETISTA BUSCA POPULARIDADE

O encontro ocorre enquanto Lula busca popularidade e aproximação com presidentes de partidos aliados (MDB, Republicanos, União Brasil, PSB, PSD) visando a campanha de 2026. A pesquisa Genial/Quaest mostra que a diferença entre aprovação (46%) e reprovação (51%) caiu de 10 para 5 pontos, indicando recuperação da avaliação do governo, a maior desde janeiro.

Com Gleisi Hoffmann, Lula deve expor prioridades no Congresso: isenção do IR até R$ 5 mil, PEC da Segurança e regulação das big techs. Há cobrança por obras e inaugurações do Novo PAC, mas o governo teme atrasos, risco de obras inacabadas e impacto na eleição de 2026. O governo já tem R$ 16,7 bi liberados, mas não desembolsados por falta de comprovação de conclusão.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também