Nesta segunda-feira (20), o presidente Lula (PT) realiza a primeira reunião do ano com ministros na Granja do Torto, em meio à expectativa de reforma ministerial. Ele avalia mudanças para atender demandas do Centrão por mais espaço na Esplanada. A primeira alteração foi na comunicação, com Sidônio Palmeira nomeado para a Secom.
Sidônio Palmeira assumiu a Secom no lugar de Paulo Pimenta (PT-RS), deputado licenciado, que aguarda definição de Lula sobre sua realocação. Devido à reunião ministerial, ministros como Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Marcos Amaro (GSI) e Carlos Lupi (Previdência) anteciparam o fim das férias, com seus retornos formalizados no Diário Oficial em 16 de janeiro.
Antes, alguns ministros já haviam antecipado suas viagens a Brasília, após Lula exigir a presença de toda a equipe ministerial no evento em memória dos dois anos dos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023.
MUDANÇA NO GOVERNO
A chegada de Sidônio Palmeira à Secom foi decidida antes do recuo do governo sobre a fiscalização do Pix. Ele foi nomeado para reformular a comunicação e enfrentar a desinformação. Com sua nomeação, Lula busca uma nova fase para os últimos dois anos de mandato.
A Esplanada tem 39 ministros, com 12 pastas comandadas pelo PT e representantes de dez outros partidos. Integrantes de partidos do centro reclamam da falta de articulação com o Congresso e cobram mais espaço.