O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na noite desta terça-feira (5), com o cineasta Walter Salles, diretor do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Durante a ligação, Lula felicitou Salles pelo prêmio e o convidou, junto com o elenco do longa, para um encontro em Brasília. Segundo o Ministério da Cultura, a reunião será organizada pela pasta, mas ainda não há data definida.
"Querido Walter, a gente não tem muito o que falar quando percebe que um brasileiro é capaz de se superar numa arte que até então parecia que só americano ganhava", disse o presidente durante a conversa.
"Eu quero te dizer que foi uma noite de ouro, acho que você já fez muitas coisas muito importantes, mas dessa vez você conseguiu lavar a alma do povo brasileiro e do cinema brasileiro, e recuperar de uma forma muito, mas muito importante, a história do Rubens Paiva", prosseguiu.
A primeira-dama, Janja da Silva, também deu os parabéns ao cineasta e exaltou o trabalho das atrizes, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que viveram Eunice Paiva no longa metragem.
No próprio domingo, dia da premiação Lula foi às redes sociais para elogiar o filme, que aborda temas como memória, democracia e resistência ao autoritarismo.