Lula está bem e alta está mantida para a semana que vem, dizem médicos

O exame neurológico do presidente está normal, e a única recomendação é repouso relativo, sem esforço físico e evitando estresse emocional

Presidente Lula | Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

equipe médica de Luiz Inácio Lula da Silva informou, na manhã desta quinta-feira (12), que o presidente está "superestável" após o procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça. A previsão de alta permanece para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. 

O exame neurológico do presidente está normal, e a única recomendação é repouso relativo, sem esforço físico e evitando estresse emocional. O procedimento realizado não é uma cirurgia, mas um "procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)", parte do protocolo pós-cirúrgico.

O presidente, de 79 anos, passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, resultado de uma queda no banheiro de sua casa em outubro. 


"O procedimento foi feito com sucesso, e o presidente está acordado na UTI, comendo, está superestável. Não atrasou a programação dos próximos dias. Ele deverá ter alta no começo da semana", afirmou Roberto Kalil, que é médico pessoal de Lula, acrescentando depois que a alta deverá ser na segunda ou terça.

O médico de Lula, Roberto Kalil, afirmou que o presidente se manteve sereno e seguiu as orientações médicas desde a drenagem do hematoma. O procedimento, iniciado às 7h10 e com duração inferior a uma hora, foi realizado com sedação, por ser minimamente invasivo. 


O neurologista Rogério Tuma explicou que a intervenção foi preventiva, sem novo sangramento, e que a chance de o hematoma se refazer é baixa. Marcos Stavale, também neurologista, garantiu que o risco de novo sangramento é desprezível, destacando que o presidente está neurologicamente bem e conversando.  

RECUPERAÇÃO

A equipe médica informou que Lula precisará de repouso relativo e que, além da família, visitas estão proibidas até o fim da internação. Embora apto para retomar suas atividades, ele deve evitar trabalho para evitar estresse. 

Kalil afirmou que o presidente provavelmente conversará com seus assessores nos próximos dias, o que é natural em sua posição. A atividade física diária que o presidente faz, por exemplo, terá que ser adiada por um tempo.

QUEDA NO BANHEIRO E DOR DE CABEÇA

Lula foi internado na noite de segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após um exame em Brasília detectar uma hemorragia intracraniana de cerca de três centímetros. O hematoma, localizado nos lobos frontal e parietal, não estava no local da batida, mas foi causado pelo impacto do "chacoalhão" do cérebro. O lobo frontal controla movimentos, linguagem e funções cognitivas, enquanto o parietal, integra informações sensoriais como toque e dor.  

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES