SEÇÕES

Lula esclarece nova medida do PIX e deve gravar vídeo rebatendo fake news

A orientação é de que integrantes do governo usem suas redes sociais para esclarecer o objetivo da iniciativa e de que seja produzido conteúdo que informem o público sobre a medida.

Governo mobilizado para combater fake news sobre nova medida do PIX | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mobilizado sua equipe ministerial para evitar uma nova crise de imagem gerada pela desinformação a cerca da nova instrução do PIX, como foi visto no passado recente.

A orientação é de que integrantes do governo usem suas redes sociais para esclarecer o objetivo da iniciativa e de que seja produzido conteúdo que informem o público sobre a medida. O próprio presidente deve aparecer em vídeo para desmentir fake news disseminadas nas redes.

O presidente teve que recuar na última medida relacionada ao PIX após serem espalhadas nas redes sociais uma série de informações falsas que afirmavam que o modo de pagamento seria cobrado.Desde esta quinta-feira (6), uma nova fake news têm circulado na internet de que, agora, quem for inadimplente junto à Receita Federal terá sua chave do PIX cancelada.

O Banco Central já deixou claro que o devedor não será penalizado. A nova instrução tem como principal objetivo combater fraudes, e não restringir o acesso ao sistema.

As instituições financeiras só poderão excluir as chaves Pix se houver evidências concretas de fraude. Isso inclui, por exemplo, o uso irregular de um CPF de alguém que já faleceu.

A norma estabelece quatro situações em que a chave Pix vinculada a um CPF ou CNPJ não poderá mais ser utilizada: suspensão por problemas cadastrais, cancelamento por duplicidade ou decisão judicial, documento considerado nulo em casos de fraude já comprovada na inscrição, e baixa no documento em casos de falecimento.

A última edição da pesquisa Genial/Quaest revelou que a polêmica em torno da nova norma do Pix foi um dos principais fatores que reduziram a popularidade do presidente entre a população de baixa renda.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também