SEÇÕES

Lula é homenageado e recebe título de doutor honoris causa durante visita a Moçambique

Homenagem foi concedida pela Universidade Pedagógica de Maputo e destaca cooperações educacionais firmadas entre Brasil e Moçambique.

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa | Foto: Ricardo Stuckert / PR
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional concedido pela Universidade Pedagógica de Maputo. A cerimônia ocorreu na capital de Moçambique, durante visita oficial que marca os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

A homenagem reconhece iniciativas da política externa brasileira e a cooperação educacional realizada ao longo dos mandatos de Lula. Segundo o reitor da instituição, Jorge Ferrão, mais de 30% dos quadros de alto escalão científico do país se formaram em instituições brasileiras.

Ferrão afirmou que “o impacto intangível dos quadros moçambicanos formados no Brasil, maioritariamente em seus mandatos presidenciais, enraíza o futuro científico e tecnológico do nosso país, contribuindo para delinear o caráter singelo de Moçambique no mundo”.

O reitor destacou que a outorga foi feita em nome de outras instituições de ensino moçambicanas e acrescentou: “A Universidade Pedagógica do Maputo abre as portas com o coração cheio porque a nossa gratidão é suprema e nunca se esgota”.

Presidente Lula durante a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ferrão citou ainda o Projeto Sonho, lançado por Lula em 2012, durante visita ao país. A iniciativa criou um programa de educação à distância para formação de professores do ensino primário e secundário. “Nessa época, mais de 200 professores se beneficiaram da implementação desse gesto generoso”, disse.

A cooperação acadêmica também envolve instituições brasileiras. Em 2024, a universidade recebeu cerca de 600 jovens de comunidades indígenas do Brasil. Além disso, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, a instituição firmou compromisso de colaborar na formulação e no ensino da história e cultura afro-brasileiras no currículo brasileiro. Ferrão mencionou ainda a atuação de Lula em pautas sociais: “Fica-nos cada vez mais esclarecedor o seu decisivo passo vanguardista no ideal da reparação histórica e de restituir a África o lugar que foi negado durante séculos de escravização”.

Durante a cerimônia, o reitor declarou que “a sua luta para que os mais de 700 milhões de pessoas que ainda passam fome em todo o mundo conquistem a dignidade alimentar será algo que vai mudar a consciência do mundo”.

Ao receber a homenagem, Lula ressaltou políticas educacionais brasileiras e afirmou que os investimentos na área representam prioridade governamental. Ele declarou que os recursos destinados à educação não são gastos, mas “o melhor investimento” que um governo pode realizar. “Eu sei quantos abusos a gente sofre por não ter tido a oportunidade [de estudar]. É por isso que a educação, para mim, é uma obrigação”, afirmou, sendo aplaudido pelo público.

Lula encerrou a fala enfatizando o papel da educação no desenvolvimento social. “Não há democracia verdadeira onde o povo não tem acesso ao conhecimento e não há desenvolvimento quando as riquezas se concentram em poucas mãos. Educar é fazer da igualdade de oportunidades uma realidade concreta e não uma promessa distante. Quando investimos na educação, formamos cidadãos conscientes, trabalhadores qualificados e lideranças éticas”, declarou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também