SEÇÕES

Lula diz que pediu diálogo com Donald Trump, mas que 'ninguém quer conversar'

Presidente deu entrevista ao jornal New York Times e mandou recado a Donald Trump. Segundo ele, representantes do Brasil tiveram ao menos 10 reuniões com autoridades americanas.

Lula diz que pediu diálogo com Donald Trump, mas que 'ninguém quer conversar' | Foto: Ricardo Stuckert/PR e Reprodução/Instagram/DonaldTrump
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao The New York Times publicada na madrugada desta quarta-feira (30), que tem tentado contato com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas ainda não recebeu retorno. 

O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Todos sabem que eu pedi para fazer contato. Eu designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura, meu ministro da Economia, para que todos conversem com seus equivalentes nos EUA para entender qual é a possibilidade de conversa. Até agora, não foi possível, afirmou Lula.

Na entrevista, Lula retomou discursos que já vem fazendo no Brasil e reforçou que não pretende tratar as negociações sobre o tarifaço como uma disputa entre um "país pequeno e um país grande". O presidente afirmou que a ameaça de sanções pelos EUA causa “preocupação”, mas não “medo”, e ressaltou que o Brasil negociará com postura de país soberano.

"Nos sabemos o poder econômico dos EUA, reconhecemos o poderio militar dos EUA, reconhecemos a grandeza tecnológica dos EUA”, disse Lula. “Mas isso não nos deixa com medo."

O jornal destacou as ameaças de Donald Trump em relação ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na entrevista, Lula reafirmou que o Judiciário brasileiro atuará com total independência no caso. Ele também criticou a falta de resposta de Trump às tentativas de diálogo, mencionando que representantes do Brasil já realizaram ao menos 10 reuniões com membros do Departamento de Comércio dos EUA (USTR). 

"Espero que a civilidade retorne à relação entre Estados Unidos e Brasil. O tom da carta dele [Trump] foi definitivamente de alguém que não quer conversar".

Tópicos
Carregue mais
Veja Também