O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o orçamento secreto é “um sequestro do dinheiro do executivo” e ainda criticou o Partido dos Trabalhadores (PT) neste sábado (7).
As declarações foram feitas durante as comemorações dos 46 anos do Diretório do PT em Salvador, na Bahia. O presidente, na oportunidade, criticou o próprio partido por ter votado a favor da medida no Congresso Nacional.
“A verdade é que o orçamento secreto foi um sequestro do orçamento do Executivo para que os deputados e senadores tivessem a oportunidade de utilizar a mesma quantidade de dinheiro que sobra para o governo federal”, disse.
CRÍTICAS AO PT
Lula não poupou nem mesmo o próprio partido e classificou como grave a legenda ter votado a favor do projeto. Ele também afirmou ter consciência que falar sobre o tema desagrada alguns companheiros.
“Este ano é quase R$ 60 bilhões. Se vocês acham que isso é normal, tudo bem. Para mim não é normal. E o que eu acho grave é que o PT votou favorável. E ninguém reclama. Eu sei que tem companheiro que fica chateado por eu dizer isso aqui. Mas se vocês acham que eu sou pai [do partido] e eu não posso falar, onde é que eu vou falar?”.
Ainda no mesmo evento o chefe do executivo afirmou que a política se tornou algo mercantilizado e que a esquerda precisa de posicionamentos mais firmes.