Lula deve se reunir com Macron em Paris no final de junho, diz Planalto

Segundo a assessoria presidencial do Planalto, à AFP, a visita deve ocorrer nos dias 22 e 23 de junho.

Lula deve viajar a Paris no final de junho para reunião com Macron | Ricardo Stuckert
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agenda programada para viagem a Paris no fim deste mês de junho, onde deve se encontrar com o presidente francês, Emmanuel Macron. Segundo a assessoria presidencial do Planalto, à AFP, a visita deve ocorrer nos dias 22 e 23 de junho. Um dia antes, o presidente também deve ter um encontro com Papa Francisco no Vaticano.

Lula e Macron se encontraram recentemente na cúpula do G7, realizada em Hiroshima, no mês de maio. Na ocasião, conversaram sobre a cooperação bilateral em defesa e a ampliação de intercâmbios “no campo cultural”, além da guerra da Rússia na Ucrânia.

Durante o evento da cúpula, o presidente Lula alertou os líderes mundiais, entre eles Macron, sobre o risco da pressão contra o russo Vladimir Putin. Para ele, o isolamento total do Kremlin poderia colocar o mundo, novamente, sob risco de armas nucleares. 

Nesta semana, Lula conversou por telefone com o Papa Francisco, Em um tweet, o presidente mencionou que também abordou com o pontífice a questão do conflito entre Ucrânia e Rússia. “Conversei agora há pouco por telefone com o Papa Francisco. Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos. Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil", disse o presidente.

Desde que assumiu a presidência, no início do ano, Lula tem retomado relações institucionais com outros países do mundo. O mais recente foi o encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e outros líderes sul-americanos presentes em fórum realizado, em Brasília, onde discutiram a necessidade de fortalecer os laços entre países da América do Sul.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES