O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, na tarde desta quinta-feira (2), com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky por meio de videoconferência. Na oportunidade, os dois falaram sobre a guerra e a busca da paz.
"Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.", afirmou o presidente brasileiro em seu perfil nas redes sociais.
Lula ressaltou que “o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia” e que por isso votou favoravelmente a recente resolução da ONU. Citou ainda conversas com os lideres da França, Alemanha e EUA nesse sentido e sua disposição de conversar igualmente com a China, em sua visita a Pequim, e também com a Rússia.
O presidente Zelensky lembrou que Lula já esteve em seu país (em 2004 e 2009) e o convidou para uma visita a Kiev. Lula manifestou disposição de atender o convite, em um momento adequado, e o retribuiu, com o desejo de que o retorno da paz facilite esses encontros.