Lula confirma ida ao Japão no fim de maio para reunião da Cúpula do G7

O líder brasileiro irá a Hiroshima, a convite do Primeiro-Ministro do Japão, para participar da reunião com as maiores potências do mundo.

Lula confirma agenda no Japão para reunião da Cúpula do G7 | Ricardo Stuckert
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar, no fim deste mês de maio, de reunião da  Cúpula do G7, os sete países mais avançados do mundo. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (5), pelo Ministério das Relações Exteriores. O líder brasileiro irá a Hiroshima, a convite do Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, onde participará do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, no encontro que acontece nos dias 20 e 21 de maio.

Além do Brasil e dos países do G7, foram convidados a participar da reunião representantes da Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã, além de representantes das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde, da Organização Mundial do Comércio e da União Europeia.

"O Brasil compartilha valores que congregam os países do G7 – como o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos – e mantém com seus membros permanente coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem", informou o Ministério das Relações Exteriores.

Retomada das relações

Esta será a sétima participação do Presidente Lula em cúpulas do grupo, composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, depois de um hiato de 14 anos. O Brasil já foi convidado a participar das reuniões do G7, seis vezes, entre 2003 e 2009, sempre a convite dos países-membros. O encontro faz parte de uma retomada das relações do Brasil com os sete países mais industrializados do mundo e consolida a percepção de equilíbrio no posicionamento do país em temas sensíveis do cenário internacional. 

Desde que voltou à presidência, Lula está buscando retomar alianças com os demais países. Neste ano, Lula já buscou cooperação junto China, Emirados Árabes, Estados UnidosPortugal, Espanha e a mais recente viagem, a Londres, no Reino Unido, onde, nesta manhã (5), esteve reunido com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, para discutir sobre o comércio entre os países, cooperação tecnológica e questão ambiental.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES