Lula: cidades devem combater mudanças climáticas e países ricos financiar ações ambientais

Lula tem cobrado a responsabilidade dos países em projetos ambientais não somente no G20.

Presidente Lula | Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em uma reunião, neste domingo (17), com prefeitos de países que integram o G20, o presidente Lula (PT) afirmou que as cidades têm papel a cumprir contra os extremos climáticos e cobrou financiamento dos países mais ricos para ações ligadas ao meio ambiente e às nações menos desenvolvidas.

No pronunciamento, Lula disse ainda que o "planejamento urbano terá papel crucial na transição ecológica e no enfrentamento às mudanças climáticas". Ele destacou que as cidades são responsáveis por 70% das emissões de gases de efeito estufa e 75% do consumo de energia.

"Esses mesmos centros urbanos estão desproporcionalmente expostos às consequências das mudanças climáticas, à subida do nível dos oceanos, às ondas de calor, à insegurança hídrica, às enchentes avassaladoras como as que vimos recentemente no sul do Brasil, na Colômbia e na Espanha [...] as cidades não podem custear sozinhas a transformação urbana. Elas não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento da transição climática. Infelizmente, os governos esbarram em uma enorme lacuna de financiamento no Sul Global", declarou o petista.

INSISTÊNCIA NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Lula tem cobrado a responsabilidade dos países em projetos ambientais não somente no G20, mas em eventos internacionais dos quais tem participado. 

"A proposta é facilitar um envolvimento duradouro entre o G20 e as cidades, aumentar o perfil das questões urbanas na agenda de cooperação internacional e estabelecer um fórum para as cidades desenvolverem uma mensagem coletiva para informar sobre as negociações do G20", informou o grupo.

URBAN 20

A Urban 20 foi lançado em dezembro de 2017, em Paris (França). A iniciativa foi convocada por uma rede global de prefeitos das principais cidades do mundo que discutem ações para enfrentar a crise climática.

Na abertura do discurso, o petista brincou com os presentes sobre o tempo no Rio de Janeiro neste domingo. Na sequência, ele disse que o sol aparecerá nos próximos dias para que as autoridades possam ver um bonito dia na "cidade maravilhosa". 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES