Na manhã desta sexta-feira (05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Londres para participar da coroação de Charles III. Esta já é a quinta viagem internacional que o petista faz desde que tomou posse do Executivo.
Por volta das 12h, no horário de Brasília, Lula se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, para discutir sobre o comércio entre os países, cooperação tecnológica e questão ambiental. Além disso, ainda hoje, ele participará de uma recepção no Palácio de Buckingham, residência oficial da Família Real inglesa.
O principal motivo de Lula ter viajado à Inglaterra foi para estar presente na cerimônia de coroação do rei Charles III, a qual está marcada para sábado (06/05), a partir das 10h (no horário de Brasília). A cerimônia será realizada na Abadia Westminster, sob a condução do Arcebispo da Cantuária, Justin Welby – principal autoridade da Igreja Anglicana.
Lula confirma participação na cerimônia de coroação do Rei Charles III
Lula decide ir à coroação de Charles III, e Itamaraty prepara viagem
O retorno? Coroação de Charles III deve reunir Spice Girls, com Victoria
Após a coroação, Lula participará de uma confraternização reservada a chefes de Estado convidados.
O governo federal observa essa vigem de Lula ao Reino Unido como parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil. O governo busca se reaproximar de países de forte poder de influência e decisão mundial. O presidente já visitou Argentina, China, Estados Unidos, Espanha, Emirados Árabes, Portugal e Uruguai.