Neste sábado (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas redes sociais para homenagear o Partido dos Trabalhadores (PT) pelo seu 44º aniversário de fundação. Em seu texto, Lula relembrou os primeiros passos do partido, desde a bandeira simples, de cor vermelha, costurada por sua então esposa, Marisa, até os desafios enfrentados e superados ao longo das décadas.
"Por trás daquela bandeira improvisada havia uma determinação muito sólida: mudar a história deste país. E nós mudamos. O PT nasceu enfrentando a ditadura. E ajudou o Brasil a vencer a ditadura. O PT cresceu num momento em que o povo não tinha direitos. E com apenas oito anos de existência ajudou a gravar na Constituição os direitos do povo brasileiro",destacou ao elencar momentos históricos enfrentados em quatro décadas.
Lula também destacou os avanços e conquistas sociais que, segundo ele, "nenhum outro partido jamais foi capaz de realizar".
"Levamos 22 anos para chegar ao governo. E em apenas 13 anos no governo conseguimos o que nenhum outro partido, em qualquer momento da história, jamais foi capaz de realizar. Fizemos o país crescer com inclusão social. Tiramos o Brasil do Mapa da Fome. Colocamos o povo pobre no orçamento, na universidade e na vida digna", complementou.
Lula também enfatizou a importância de retornar às raízes do partido, ao mesmo tempo em que se adapta aos desafios da era digital e destacou a necessidade de envolver as pessoas nas ruas e nas redes sociais, combatendo o ódio, a desinformação e as fake news.
"É preciso percorrer de novo o Brasil, ocupar as ruas, conversar com as pessoas nos bairros, igrejas, locais de trabalho, movimentos sociais, universidades. Jamais perder de vista a sabedoria do povo brasileiro. Mas é preciso também promover o debate nas redes sociais. Combater o ódio, a desinformação e as fake news. E assim mostrar àqueles que de tempos em tempos anunciam a morte do PT, que nós estamos mais vivos do que nunca. E cada vez mais jovens. Viva o PT. E viva a extraordinária militância do PT", completou.