Na manhã desta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará o plano de contingência para enfrentar o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O pacote incluirá linhas emergenciais de crédito, compra governamental de mercadorias e um programa de proteção ao emprego voltado aos setores mais impactados.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e conduz as negociações com os Estados Unidos, convocou empresários para participar do anúncio marcado para hoje.
Também foram convidados os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A sobretaxa, em vigor desde a última semana, acrescentou 40% às tarifas sobre produtos brasileiros, somando-se aos 10% definidos em abril e elevando o total para 50%.
Desde então, ministérios da Fazenda, Casa Civil e Indústria e Comércio calculam medidas para reduzir prejuízos de empresas afetadas. Dos 4 mil itens exportados pelo Brasil aos EUA, cerca de 700 ficaram isentos, mas o tarifaço ainda alcançará 35,9% das vendas, atingindo produtos-chave como carne, café e frutas.