Em um avanço significativo para a infraestrutura de telecomunicações do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta quarta-feira, 13 de março, a ampliação da cobertura 5G para incluir mais 395 municípios em seis estados brasileiros. A decisão, fruto de uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), permite às operadoras solicitar o licenciamento e ativação de novas estações de 5G a partir do dia 18 de março.
Entre os estados beneficiados, o Piauí se destaca com 21 municípios aptos para receber a tecnologia, incluindo Acauã, Água Branca, e São Pedro do Piauí, marcando um passo importante para a inclusão digital e o desenvolvimento regional. Além do Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, e Pernambuco também verão uma significativa expansão do serviço, refletindo o compromisso do Ministério das Comunicações (MCom) em acelerar a disponibilidade e a qualidade do 5G no país.
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou o empenho do MCom em não apenas seguir os prazos estipulados pelo Edital do 5G, mas também em pressionar as operadoras para antecipar a ativação do serviço e melhorar a cobertura, especialmente em áreas até então negligenciadas ou sem sinal.
Com esta nova fase, o Brasil alcança um marco de 3.678 municípios habilitados para a tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz, abrangendo cerca de 85% da população do país, ou seja, aproximadamente 181,3 milhões de pessoas. Este movimento representa um salto qualitativo e quantitativo na oferta de serviços de telecomunicações, prometendo transformar a conectividade e abrir novas avenidas para o desenvolvimento econômico e social.
Importante destacar, a liberação da faixa de 3,5 GHz é um passo crucial, mas não implica na implementação imediata das redes 5G. As prestadoras terão de planejar e executar a instalação das estações, um processo que varia conforme a logística e infraestrutura de cada localidade.
A expansão segue as diretrizes do Edital do 5G e considera a migração da transmissão de TV aberta da banda C satelital para a banda Ku, um esforço coordenado pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (Siga Antenado) para mitigar interferências e garantir a qualidade da transmissão televisiva. A banda Ku oferece melhor qualidade de áudio e vídeo e permite o uso de antenas parabólicas menores, imunes à interferência do 5G.
Para as famílias que recebem TV aberta via antena parabólica e estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o governo disponibiliza um kit gratuito para adaptação ao novo sistema. A iniciativa busca assegurar que a transição para o 5G não deixe ninguém para trás, promovendo a inclusão digital e garantindo acesso à informação e entretenimento de qualidade para todos.
Veja todos os municípios piauienses abarcados:
- Acauã
- Agricolândia
- Água Branca
- Alto Longá
- Barro Duro
- Boa Hora
- Boqueirão do Piauí
- Buriti dos Lopes
- Cabeceiras do Piauí
- Cocal
- Cocal dos Alves
- Dom Inocêncio
- Lagoa do Barro do Piauí
- Lagoinha do Piauí
- Nossa Senhora de Nazaré
- Olho D'Água do Piauí
- Passagem Franca do Piauí
- Prata do Piauí
- Queimada Nova
- São Miguel da Baixa Grande
- São Pedro do Piauí