À medida que o recesso parlamentar se aproxima, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enfrentam semanas decisivas para moldar seus legados. Com as eleições municipais no horizonte, a agenda legislativa pode ser comprometida após o dia 17 deste mês.
prioridade de cada presidente
Arthur Lira tem como desafio prioritário a regulamentação da reforma tributária e a eleição de seu sucessor para 2025, enquanto Rodrigo Pacheco busca aprovar rapidamente a renegociação das dívidas dos Estados com a União, focando especialmente em Minas Gerais, visando o pleito de 2026.
desgaste de arthur lira
Para analistas, o primeiro semestre foi marcado por debates que dividiram o país, deixando pautas importantes estagnadas. Lira enfrentou desgastes que podem impactar na escolha de seu sucessor na presidência da Câmara.
A reforma tributária, principal desafio de Lira, deve avançar com um projeto de lei complementar até 17 de julho, antes do recesso, para então seguir ao Senado. Enquanto isso, Pacheco prioriza a renegociação das dívidas estaduais, crucial para Minas Gerais, com votação prevista no Senado antes do período de folga legislativa.
Para mais informações, acesse meionews.com