Exclusivo Limma defende permanência de Regina na Sasc e diz que PT segue crescendo

O parlamentar também avaliou como positivo o saldo das eleições no estado, apesar de derrotas em cidades importantes.

Francisco Limma | Alecio Rodrigues
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado estadual, Francisco Limma (PT), defendeu nesta sexta-feira (25) que a atual secretária de Assistência Social do Piauí, Regina Sousa, permaneça na pasta. O parlamentar também avaliou como positivo o saldo das eleições no estado, apesar de derrotas em cidades importantes. 

As declarações foram feitas durante entrevista no programa Jornal da Tarde Piauí, do grupo Meio. Inicialmente, Limma foi questionado sobre uma eventual saída de Regina, que poderia ser substituída por outro petista, sendo o presidente do PT, João de Deus, o nome mais cotado. Ele não escondeu o desejo da permanência da atual chefe da pasta. 

Primeiro eu sou favorável que a Regina Sousa permaneça lá. Ela é um símbolo do nosso partido e da luta em defesa dos mais pobres. Se ela tiver uma razão pessoal, de saúde, como ela vem argumentando, eu espero que ela melhore e permaneça. Eu acho que vai ser alguém próximo à Regina, próximo ao PT, escolhido pelo governador. Pelo que eu estou sabendo, a reunião [ Com governador, Regina e João de Deus ] não teve nada disso, a reunião foi para uma espécie de avaliação das eleições, onde estava o governador, esteve o ministro Wellington Dias, a nossa querida Regina Souza, que é da Executiva Nacional do PT e o presidente do PT, João de Deus.

Com 50 gestores eleitos pelo Partido dos Trabalhadores em 2024, o deputado também avaliou o resultado do pleito para a sigla. Limma argumentou que o PT avançou em uma crescente que, de acordo com ele, vem desde 2016. Ele apontou números que o partido alcançou na capital e também fez um balanço das candidaturas no interior.

Essa foi a maior eleição que o PT enfrentou. Foram 136 candidaturas de prefeitos, então eu creio que uma das maiores já trabalhadas. 1.600 candidaturas de vereadores, de vereadoras e mais de 100 candidaturas de vice. Então isso demonstra que na minha avaliação o PT se saiu muito bem. Nós tivemos 400 mil votos a mais aqui em 2020. Em 2020 nós tivemos 288 mil, agora tivemos 688 mil. Foram mais de 400 mil votos a mais do que nós tivemos em 2020. De 2020 e elegemos 50 prefeitos e prefeitas. No meu significativo, 522 vereadores. É um resultado que eu considero positivo. É claro que a gente queria ter lido todos os 136 prefeitos e prefeitas, mas é parte do trabalho.

NEOPETISTAS

Limma também comentou sobre discussões que o PT deve tomar sobre novos nomes que podem ou não serem filiados na sigla. De acordo com ele, todos os que entraram em 2024 tinham no mínimo uma afinidade com o partido.

O PT tem que trazer essas pessoas para o debate. Tem que trazer essas pessoas para de fato, se não eram se tornarem petistas de fato, não só de direito, por conta da eleição. O que a gente questiona, que aí é um outro debate que o PT vai fazer internamente, é se essas filiações e agregações apenas de caráter eleitoral, eu não estou dizendo que foi. Os que foram eleitos são pessoas que têm um índio de afinidade

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES