Na manhã desta sexta-feira (07), autoridades e líderes globais se reuniram para a tradicional "foto de família" da Cúpula de Líderes da COP30, que está sendo realizada em Belém (PA). O evento reúne governantes, vice-presidentes e ministros de cerca de 140 países.
Ao centro da imagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece cercado por chefes de Estado e representantes de países convidados para o encontro.
O registro histórico foi feito no início do segundo dia de cúpula, evento que antecede a Conferência do Clima da ONU, prevista para ocorrer ainda em novembro, entre os dias 10 e 21 deste mês.
O TFFF
Antes mesmo das negociações oficiais que devem acontecer na cúpula da ONU, já há a confirmação de novos países investidores no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposta que prevê remunerar países que conservam suas florestas tropicais. Uma iniciativa do governo brasileiro.
Até agora o maior apoiou ao projeto veio da Noruega que vai investir cerca de US$ 3 bilhões. Ao todo, o fundo já tem a promessa de US$5,5 bilhões em investimentos.
Segundo o Itamaraty, a cúpula busca dar “direção política” às negociações, mas que o documento final de negociações só seria possível na COP.
“A cúpula não é deliberativa. O que é deliberativo é a COP. Não há ideia de documento final na cúpula, isso será da conferência”, explicou o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente.