Kamala Harris é a candidata preferida por 60% dos eleitores da geração Z que planejam votar nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, conforme pesquisa realizada pela NBC em parceria com a SurveyMonkey.
O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (4), entrevistou jovens de 18 a 29 anos entre os dias 23 e 30 de agosto. Dos mais de 2,6 mil participantes, 10% afirmaram que não pretendem votar – já que, nos EUA, o voto não é obrigatório.
Quando questionados em quem votariam se a eleição presidencial fosse agora, os resultados foram:
- 50% apoiam Kamala Harris
- 34% votariam em Donald Trump
- 6% escolheriam outro candidato
- 10% não iriam às urnas
MAIS DADOS
A diferença entre Kamala Harris e Donald Trump se acentua ainda mais quando se considera o gênero dos eleitores. Entre as jovens, a vantagem da democrata é de 30 pontos, enquanto entre os homens essa diferença cai para apenas 4 pontos.
ENTRE UNIVERSITÁRIOS
Harris também conta com um apoio expressivo entre universitários, superando Trump por 26 pontos nesse grupo, com 56% contra 30%. Além disso, apenas 5% dos eleitores com nível superior afirmaram que não irão votar para presidente em novembro.
Entre os eleitores independentes, o apoio está dividido igualmente entre Harris e Trump, com ambos recebendo cerca de 25% dos votos dos jovens eleitores.