Na noite desta quarta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da China, Xi Jinping, para um jantar no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Antes do evento, Lula fez um breve comentário à imprensa, mencionando a vitória do Corinthians no Campeonato Brasileiro, mas não abordou outros temas. Xi Jinping, por sua vez, não fez declarações.
O jantar contou com um cardápio sofisticado, que incluiu pato laqueado como entrada e pratos principais como pirarucu, xinxim de galinha e lombo suíno. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades brasileiras, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente do STF, Luiz Roberto Barroso. Também estiveram presentes os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics.
Parceria
Na manhã desta quarta-feira, Lula e Xi assinaram 37 acordos e memorandos, incluindo um na área de satélites com a empresa SpaceSail, concorrente da Starlink, de Elon Musk. A China, maior parceira comercial do Brasil desde 2009, é o principal destino das exportações brasileiras do agronegócio, setor vital para a economia brasileira.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, as relações diplomáticas com a China foram prejudicadas por divergências ideológicas. Com o retorno de Lula à presidência, as relações foram retomadas, sendo a visita a China em março de 2023 uma das primeiras ações de seu novo governo. Agora, Xi retribui a visita. Antes de Brasília, o presidente chinês participou da reunião de cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Xi Jinping destacou o excelente momento das relações entre os dois países, afirmando: “As relações China-Brasil encontram-se no melhor momento da história”. Embora o Brasil não seja tão crucial para a China comercialmente quanto o contrário, a parceria é estratégica, especialmente no contexto do projeto chinês de se tornar a maior potência global. "Nos últimos anos, sob a orientação estratégica conjunta dos presidentes Xi Jinping e Lula, nossos dois países se tornaram amigos de confiança mútua e futuro compartilhado, contribuindo juntos para a paz", completou Xi.