Em meio ao agravamento do conflito no Oriente Médio, o Itamaraty antecipou a posse do novo embaixador do Brasil no Irã. O diplomata André Veras Guimarães, assumirá o cargo até o final desta semana, em um momento considerado delicado para as relações internacionais na região. O representante ainda se encontra no pais, mas o governo brasileiro já organiza a sua ida ao Teerã
Considerando o fechamento do espaço aéreo iraniano, ele precisará chegar ao país por via terrestre. Desde o inicio do ano passado, quando Eduardo Gradilone se aposentou, o posto de embaixador do Brasil no Irã está vago. O comando da representação diplomática tem sido ocupado interinamente por outros diplomatas. A função inicialmente havia sido assumida por Lígia Maria Scherer, que já atuou como embaixadora na Palestina e em Omã, e depois por outro representante, que seguiu na interinidade.
Relações diplomáticas
O Ministério das Relações Exteriores, garantiu que apesar da ausência de um embaixador titular nos últimos meses, não houve prejuízo às atividades diplomáticas e destacou que, em caso de necessidade, operações de repatriação de brasileiros estão asseguradas. A continuidade das atividades foi reforçada pelo próprio ex-embaixador Gradilone. "Eu acho que eles estão dando continuidade ao que a gente estava fazendo, com extrema competência e sem nenhum prejuízo para nós”, declarou.
O Senado já havia aprovado no final de maio a indicação de André Veras Guimarães para o comando da embaixada brasileira em Teerã, com 38 votos favoráveis, apenas um contrário e duas abstenções. Antes, ele já estava sendo sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores em abril, quando destacou a longa relação diplomática entre os dois países. “Brasil e Irã mantêm relações diplomáticas há mais de 120 anos”, disse o diplomata durante a sessão. Formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Guimarães ingressou no serviço diplomático brasileiro em 1996 como terceiro-secretário. A presença de um representante do país no Irã será importante para a proteção dos brasileiros que vivem no pais e acompanhamento da atual crise geopolítica.