Acompanhando a agenda do governador Rafael Fonteles em Brasília, a primeira-dama do Piauí, Isabel Fonteles aproveitou para firmar, nessa quarta-feira (17), em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o Projeto Padaria Artesanal, coordenado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin.
O encontro foi registrado nas redes sociais e apontou para uma parceria. De acordo com a primeira-dama, a conversa teve resultado animador. "Foi uma reunião bastante produtiva que trará muitos benefícios para as crianças e famílias mais vulneráveis do estado do Piauí".
Na oportunidade, os gestores piauienses apresentaram todo o plano de expansão do projeto no Piauí, que deve beneficiar inicialmente os municípios de Miguel Alves, Pedro II, Teresina, Guadalupe, Bertolínia e Oeiras, com a qualificação profissional em panificação básica para jovens e adultos.
“Em dezembro, recebemos a visita da Lu Alckmin no Piauí e ela nos apresentou o projeto que ela voluntariamente já desenvolve e que visa ajudar a diminuir a insegurança alimentar, com a produção de pães nutritivos, baratos e que podem ajudar muitas famílias a empreenderem e gerarem renda. Na hora, vimos a oportunidade de somar e expandir o projeto, com várias frentes, podendo tanto ajudar as famílias que possuem crianças de 0 a 6 anos, ser implantado também nas creches e garantir uma alimentação saudável para vários grupos sociais e diversas faixas etárias de forma inclusiva. O projeto inicialmente será feito por meio da Secretaria da Educação, mas vamos também integrar com a área da saúde e da assistência social”, explicou Isabel Fonteles.
Lu Alckmin contou que o projeto teve início no ano 2000 ao visitar a periferia de São Paulo e ouvir de mulheres carentes que elas tinham fome e queriam comer pão. “Em 2001, como voluntária do Fundo Social de São Paulo, eu criei a ação para ensinar a panificação. Nos 15 anos em que eu estive no fundo, nós implantamos 10 mil padarias artesanais, levamos 5 mil padarias para as escolas e foram qualificadas mais de 100 mil pessoas. Quando eu cheguei a Brasília, quis realizar o sonho de espalhar o projeto por todo o país e estamos trabalhando para isso. Fico muito feliz com as tratativas com o Piauí, que se mostrou muito interessado em unir forças contra a desnutrição e a insegurança alimentar”, ressaltou a segunda-dama.