O Ibope divulgou, neste sábado (6), a sétima pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo após a definição dos candidatos.
Segundo o Ibope, o "empate triplo na véspera da eleição traz indefinição sobre quem disputará o segundo turno em São Paulo".
Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:
Celso Russomanno (PRB) ? 26% dos votos válidos
Fernando Haddad (PT) ? 26%
José Serra (PSDB) ? 26%
Gabriel Chalita (PMDB) ? 13%
Soninha (PPS) ? 5%
Carlos Giannazi (PSOL) ? 1%
Levy Fidelix (PRTB) ? 1%
Paulinho da Força (PDT) ? 1%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro. Foram entrevistadas 1.204 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número número SP-01824/2012.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Celso Russomanno (PRB) ? 22% das intenções de voto
Fernando Haddad (PT) ? 22%
José Serra (PSDB) ? 22%
Gabriel Chalita (PMDB) ? 11%
Soninha (PPS) ? 4%
Carlos Giannazi (PSOL) ? 1%
Levy Fidelix (PRTB) ? 1%
Paulinho da Força (PDT) ? 1%
Anaí Caproni (PCO) ? não pontuou
Ana Luiza (PSTU) ? não pontuou
Eymael (PSDC) ? não pontuou
Miguel (PPL) ? não pontuou
Em branco ou nulo ? 8%
Não sabe ? 8%
Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 3 de agosto e registrou os seguintes resultados: José Serra (26%); Celso Russomanno (25%); Soninha (7%); Fernando Haddad (6%); Gabriel Chalita (5%); Paulinho da Força (5%); Ana Luiza (1%); Carlos Giannazi (1%); Eymael (1%); Levy Fidelix, Miguel e Anaí Caproni não pontuaram.
A segunda pesquisa foi divulgada em 16 de agosto e registrou os seguintes resultados: Celso Russomanno e José Serra (26% cada um); Fernando Haddad (9%), Gabriel Chalita, Paulinho da Força e Soninha (5% cada um), Ana Luiza e Carlos Giannazi (1% cada um), Eymael e Levy Fidelix não pontuaram, Miguel e Anaí Caproni não foram citados.
A terceira pesquisa foi divulgada em 31 de agosto e registrou os seguintes resultados: Celso Russomanno (31%), José Serra (20%), Fernando Haddad (16%), Gabriel Chalita (5%), Soninha (4%), Paulinho da Força (1%). Ana Luiza, Carlos Giannazi, Eymael, Miguel e Anaí Caproni não pontuaram. Levy Fidelix não foi citado.
A quarta pesquisa foi divulgada em 13 de setembro e registrou os seguintes resultados: Celso Russomanno (35%), José Serra (19%), Fernando Haddad (15%), Gabriel Chalita (6%), Soninha (4%), Paulinho da Força (1%). Ana Luiza, Carlos Giannazi, Eymael, Miguel e Anaí Caproni não pontuaram. Levy Fidelix e Eymael não foram citados.
A quinta pesquisa foi divulgada em 25 de setembro e registrou os seguintes resultados: Celso Russomanno (34%), Fernando Haddad (18%), José Serra (17%), Gabriel Chalita (7%), Soninha (4%), Paulinho da Força (1%) e Carlos Giannazi (1%). Ana Luiza, Eymael, Anaí Caproni, Levy Fidelix e Eymael não pontuaram. Miguel não foi citado.
A sexta pesquisa foi divulgada em 2 de outubro e registrou os seguintes resultados: Celso Russomanno (27%), José Serra (19%), Fernando Haddad (18%), Gabriel Chalita (10%), Soninha (4%) e Carlos Giannazi (1%). Paulinho da Força, Ana Luiza, Levy Fidelix e Eymael não pontuaram. Miguel e Anaí Caproni não foram citados.
Segundo turno
O Ibope também simulou o segundo turno com os nomes dos quatro primeiros colocados na pesquisa. Os resultados dos cenários foram:
- Russomanno 38% x 33% Haddad
- Russomanno 43% x 32% Serra
- Haddad 40% x 33% Serra
Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Serra foi o mais citado, com índice de rejeição de 39%. Na sequência, aparecem Haddad (22%), Russomanno (22%), Soninha (14%), Fidelix (14%), Paulinho da Força (13%), Chalita (11%), Miguel (10%), Ana Luiza (9%), Anaí Caproni (9%), Eymael (9%) e Carlos Giannazi (7%).