A Academia Piauiense de Letras (APL) definiu, na manhã deste sábado (13), a nova Diretoria para o biênio 2026–2028. A escolha ocorreu durante Assembleia Acadêmica, em votação com chapa única, que reuniu 25 acadêmicos e resultou em decisão unânime.
O historiador e professor Antônio Fonseca dos Santos Neto foi eleito para a Presidência da instituição, passando a conduzir os trabalhos da Casa no próximo período.
NOVA DIRETORIA
Além do presidente, a eleição também definiu os demais integrantes da Diretoria da APL:
Antônio Fonseca dos Santos Neto – presidente
José Elmar de Melo Carvalho – vice-presidente
Marcelino Leal Barroso de Carvalho – secretário-geral
Maria do Socorro Rios Magalhães – primeira secretária
Carlos Evandro Martins Eulálio – segundo secretário
Reginaldo Miranda da Silva – tesoureiro
COMPROMISSOS DA NOVA GESTÃO
Após a proclamação do resultado, Fonseca Neto destacou que a Academia se apoia em uma trajetória marcada pelo diálogo, pela coesão interna e pela responsabilidade institucional. Segundo o novo presidente, a gestão deve preservar o caráter coletivo que historicamente orienta as decisões da APL, assegurando a continuidade de sua missão cultural e intelectual.
Ele também ressaltou o compromisso da Diretoria eleita em fortalecer a presença institucional da Academia, preservar sua memória histórica e ampliar o alcance das ações voltadas às letras e à cultura no Piauí.
BALANÇO DA GESTÃO ANTERIOR
Ao se despedir da Presidência, a acadêmica e professora Fides Angélica apresentou um balanço do mandato que se encerra. Ela destacou avanços institucionais obtidos ao longo da gestão, como o fortalecimento da vida acadêmica, a ampliação das atividades culturais abertas ao público, o cuidado com o patrimônio material e simbólico da Casa e a valorização do papel da APL no debate intelectual piauiense.
Segundo a professora, a gestão buscou consolidar a Academia como um espaço de diálogo, preservação da memória literária e estímulo à produção intelectual, em permanente conexão com a sociedade.
PERFIL DO NOVO PRESIDENTE
Antônio Fonseca dos Santos Neto é graduado em História (Licenciatura) e Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui especialização em História do Brasil pela PUC-MG, mestrado em Gestão Universitária pela UFPI e doutorado em Políticas Públicas pela UFMA.
Professor Associado IV do Departamento de História da UFPI, atua principalmente nas áreas de História do Brasil, do Piauí e História Moderna. Ao longo da carreira acadêmica, exerceu cargos como vice-diretor e diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), conselheiro universitário, coordenador de curso e de programas de pós-graduação, além de integrar conselhos educacionais e editoriais.
É membro titular da Academia Piauiense de Letras (cadeira 1), da Academia de Ciências do Piauí, do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, além de integrar outras academias e instituições culturais no Maranhão e no Piauí.