GSI justifica presença de ministro no Planalto nos atos de 8 de janeiro

Vídeo divulgado pela CNN Brasil mostra ministro Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto no momento da invasão.

GSI justifica presença de ministro no Planalto nos atos de 8 de janeiro | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta quarta-feira (19), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu uma nota explicando a presença do ministro Gonçalves Dias, chefe do órgão, no Palácio do Planalto no momento em que ocorriam os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

A CNN Brasil divulgou um vídeo mostrando a presença de Gonçalves Dias e outros funcionários do GSI no Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

Nas imagens, é possível ver os membros do GSI circulando entre os golpistas. Um dos funcionários até conversa com os invasores e os cumprimenta, enquanto outro entrega água mineral para eles.

De acordo com a nota divulgada, o GSI alegou que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança, cujo objetivo inicial foi evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto.

"A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos", explicou o GSI.

Além disso, a pasta informou que as condutas dos agentes envolvidos nas imagens estão sendo investigadas por meio de uma sindicância investigativa instaurada, e que, caso sejam comprovadas condutas irregulares, os respectivos autores serão responsabilizados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com ministros nesta tarde. A reunião não estava prevista inicialmente em sua agenda. Há a expectativa de que Gonçalves Dias esteja presente.

Ministro não vai a audiência na Câmara

O ministro Gonçalves Dias estava programado para comparecer à Comissão de Segurança da Câmara às 14h desta quarta-feira para falar sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro. No entanto, quando a audiência foi marcada, ainda não era de conhecimento público a presença do ministro no Palácio do Planalto durante os atos golpistas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES