A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em Lajeado (RS), a cerca de 120 km de Porto Alegre, contra suspeitos de violar a intimidade de parlamentares federais. Segundo apuração do g1, os investigados teriam produzido imagens falsas da senadora Soraya Thronicke (Podemos) utilizando recursos de inteligência artificial.
Em nota, a senadora informou que não foi comunicada se está entre as vítimas diretamente identificadas, mas destacou que, ao longo do mandato, tem sido alvo recorrente desse tipo de ataque. Soraya reforçou ainda sua “plena confiança no trabalho da Polícia Federal”.
Além da criação das imagens falsificadas, os alvos da operação também são investigados por apologia ao nazismo e práticas de racismo. A PF não divulgou os nomes dos envolvidos.
As investigações começaram a partir de um procedimento da Polícia Legislativa do Senado Federal, que identificou postagens ilegais em redes sociais. No total, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de busca.
De acordo com a PF, o grupo utilizava inteligência artificial para gerar deepnudes — imagens manipuladas que simulam nudez — de parlamentares federais. As redes sociais dos investigados também continham publicações com mensagens de “superioridade” racial, referências ao nazismo e conteúdo racista.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de preconceito de raça ou cor e pelo delito de exposição indevida da intimidade sexual.