Grupo da CPI quer que Roberto Gurgel investigue governadores

Parlamentares pedem indiciamento de Cabral, Agnelo e Siqueira Campos. Eles anunciaram entrega de relatório “independente” a procurador-geral

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um grupo de parlamentares integrantes da CPI do Cachoeira anunciou que vai entregar nesta quarta-feira (21) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, um relatório "independente" que pede o indiciamento de governadores que não são citados no parecer do relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG).

[Atualização: em e-mail, a assessoria do PPS informou que a entrega foi adiada em razão da participação do procurador-geral na sessão desta quarta do julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal.]

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o requerimento solicitará o indiciamento dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), por supostas irregularidades em contratos com a construtora Delta, empresa suspeita de elo com o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso durante nove meses e libertado nesta terça (20).

O documento requer ainda que o deputado federal Sandes Junior (PP-GO) seja investigado por suposto vínculo com Cachoeira. ?Também vamos pedir a quebra do sigilo e a investigação de 15 empresas fantasmas que receberam recursos da construtora Delta?, afirmou Randolfe Rodrigues.

Além de Rodrigues, assinam o requerimento que será entregue a Gurgel o senador Pedro Taques (PDT-MT) e os deputados Rubens Bueno (PP-PR) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

A leitura do relatório daq CPI do Cachoeira, de autoria do deputado Odair Cunha, estava prevista para esta quarta (21), mas foi adiada para quinta (22), depois de a oposição argumentar que o documento deveria ter sido distribuído entre os integrantes da CPI 24 horas antes da apresentação oficial.

O relatório do petista pede o indiciamento de 46 pessoas, entre elas o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO), e o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).

Cunha não incluiu na lista de indiciamentos os governadores Sérgio Cabral, Agnelo Queiroz e Siqueira Campos. Ele argumentou que não há elementos que comprometam os três governadores.

Para o relator, quem precisa prestar esclarecimentos é o governador Marconi Perillo. ?O governador precisa responder por que ele se envolveu tão intimamente com a organização criminosa e deixou que ela tomasse conta do seu governo?, disse.

O deputado Onyx Lorenzoni, por sua vez, acusou o relatório de Odair Cunha de atender a interesses do governo.

?O deputado Odair está cumprindo missão política do Planalto. A CPI só investigou empresas do Distrito Federal e de Goiás. Não quis investigar órgãos como o Dnit?, disse.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES