Nesta segunda-feira (16/06), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) confirmou que uma parte da comitiva formada por autoridades brasileiras conseguiu deixar Israel, após dias de tensão provocados pela escalada do conflito entre Israel e Irã. O grupo cruzou a fronteira terrestre em direção à Jordânia, de onde deve seguir viagem de retorno ao Brasil.
De acordo com a CNM, o deslocamento ocorreu durante a manhã, no horário de Brasília, por meio de transporte terrestre. A comitiva é composta por doze pessoas, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de diferentes municípios brasileiros. Os nomes dos integrantes não foram divulgados por segurança.
Segundo o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, uma das 12 pessoas do grupo optou por não prosseguir com a travessia devido à insegurança na região. Viana também informou que, além deste grupo, ao menos 41 brasileiros, entre autoridades e integrantes de outras delegações ainda permanecem em solo israelense.
A retirada dos demais brasileiros dependerá da evolução do cenário geopolítico local e das condições de segurança. Do grupo que chegou à Jordânia, nove pessoas devem seguir viagem com destino à Arábia Saudita, como parte do trajeto de retorno ao Brasil.