Governo quer aumentar pena para quem compra celular roubado

Projeto, desenhado pelo ministro Ricardo Lewandowski, está sob análise do Palácio do Planalto

Polícia de SP faz operação para localizar celulares roubados e apreende mais de 10 mil aparelhos | Divulgação/SSP Polícia de SP faz operação para localizar celulares roubados e apreende mais de 10 mil aparelhos | Foto: Divulgação/SSP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Palácio do Planalto avalia um projeto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que prevê aumento de até 50% na pena para receptação de celulares, cabos e dispositivos eletrônicos roubados(As informações são do Blog da Daniela Lima, apresentadora do Conexão GloboNews)

A proposta marca uma mudança na postura do governo, após Lula afirmar que não permitiria que o país se tornasse "a república dos ladrões" de telefones.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Planalto, a sensação de insegurança nas grandes cidades tem sido associada ao presidente, em vez dos governadores, responsáveis pela segurança pública nos estados.

SOBRE O PROJETO E PENAS

O governo federal determinou o endurecimento das políticas de combate ao crime dentro dos limites legais. O projeto enviado ao Planalto prevê aumento de 30% a 50% na pena para receptação de dispositivos roubados, como celulares e computadores com dados pessoais.

Atualmente, a pena varia de um a quatro anos de detenção. Com a mudança, poderia chegar a até seis anos. A proposta busca impactar a segurança pública e a economia, considerando que, em 2023, quase 1 milhão de celulares foram roubados, segundo registros oficiais.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com