Nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma prévia do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). A entrega ocorreu durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no espaço Brasil 21, em Brasília.
O evento, que se estenderá por três dias, tem como objetivo definir as ações do governo nas áreas de ciência e tecnologia, além de elaborar uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser implementada até 2030.
O PBIA foi encomendado por Lula em março deste ano e aprovado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) nesta segunda-feira (29).
"Sempre disse que uma democracia não é um pacto de silêncio, é uma sociedade brigando e exigindo coisas que ela ainda não tem", disse Lula.
O presidente destacou o momento como importante para a história do Brasil. "O que vocês fizeram hoje de me entregar um documento sobre uma inteligência artificial pensada pelos cientistas brasileiros é um marco para este país", afirmou.
O plano foi organizado com base em cinco eixos:
- Infraestrutura e Desenvolvimento de IA;
- Difusão, Formação e Capacitação;
- IA para Melhoria dos Serviços Públicos;
- IA para Inovação Empresarial;
- Apoio ao Processo Regulatório e de Governança da IA.
O plano de ação prevê um investimento de R$ 23,03 bilhões em ações no setor somando todas as medidas previstas (ações de impacto imediato e os cinco eixos de atuação) entre os anos de 2024 e 2028.