Governo Lula: veja quem já foi confirmado na transição e quem pode entrar

A equipe de transição deverá ter até cinco grandes comissões, que serão subdivididas em grupos menores.

Tebet, Pérsio e André! Equipe de transição presidencial é nomeada; lista! | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

JULIA CHAIB, BRUNO BOGHOSSIAN E RENATO MACHADO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende vão participar formalmente da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) a pessoas próximas. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) também participará do grupo que vai fazer o processo de troca entre governos, colaborando na área de desenvolvimento social.

Na segunda-feira (7), a Folha mostrou que a parlamentar já havia sido sondada pelo vice-presidente eleito. Durante o encontro, Alckmin disse a Tebet que ela poderia atuar e opinar na área que quisesse durante a transição. A senadora afirmou, então, que gostaria de trabalhar com temas ligados à assistência social. A equipe de transição deverá ter até cinco grandes comissões, que serão subdivididas em grupos menores.

Tebet, Pérsio e André! Equipe de transição presidencial é nomeada (Foto: Reprodução / Nelson Almeida / AFP)O setor que tratará de economia deve ter quatro nomes principais. Além de Pérsio e André Lara, o economista Guilherme Mello, professor da Unicamp e ligado ao PT, também fará parte da equipe. O quarto nome ainda está em definição. Pérsio Arida chegou a ser citado entre os nomes considerados para assumir a economia. Ele é próximo de Alckmin, vice-presidente eleito e coordenador da transição.

Já o economista André Lara Resende, outro integrante da equipe pai do Real que apoiou Lula, não deve ter cargo de gestão. Pode ser indicado para representar o Brasil em algum organismo internacional, como o Banco Mundial ou o FMI (Fundo Monetário Internacional), ou atuar como um formulador de políticas públicas.

O PSB indicou para a equipe o próprio presidente da sigla, Carlos Siqueira, o prefeito de Recife, João Campos, e o ex-governador de São Paulo Márcio França. O objetivo foi contemplar dois estados em que o PSB tem força. França também é cotado para ocupar algum ministério de Lula. São citadas como opções a pasta de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Indústria e Comércio, além de Cidades.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES