Governo Lula define regras para bolsas de pesquisa; saiba quem tem direito

A regulamentação deverá ocorrer no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da entrada em vigor da Portaria.

Regras abarcam os institutos federais | Tânia Rego/AGÊNCIA BRASIL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Lula definiu novas regras para a concessão de bolsas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de intercâmbio pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A portaria nº 19, publicada nesta sexta-feira, 14 de abril, pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, regulamenta o processo de concessão dessas bolsas

A portaria define critérios, regras e procedimentos a serem observados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia quando da concessão de bolsas. As bolsas de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação devem ser concedidas no âmbito de programas e projetos institucionais de ensino, de pesquisa e de extensão, enquanto as bolsas de intercâmbio devem ser concedidas no âmbito de programas e projetos institucionais que envolvam a troca de experiência ou conhecimento em ações de ensino, de pesquisa aplicada, de extensão ou de inovação.

Leia Mais

Os Institutos Federais deverão aprovar ou revisar normas e regulamentos específicos internos para a concessão das bolsas, em consonância com o disposto na Portaria. A regulamentação deverá ocorrer no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da entrada em vigor da Portaria.

Podem ser beneficiários das bolsas:

- servidores públicos, empregados ou funcionários ativos vinculados a empresas públicas ou privadas,

- estudantes matriculados em cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, graduação ou pós-graduação 

- profissionais liberais ou autônomos, inventores independentes e empreendedores, inclusive estrangeiros. 

Governo reconhece novos cursos em Instituições de Educação Superior; lista!

MEC amplia oferta de bolsas para formação de professores em 54%

Ministério da Educação divulga nova tabela para salário educação

As bolsas ficarão limitadas à carga horária máxima de vinte horas semanais para servidores ativos e empregados ou funcionários ativos vinculados a empresas, e de quarenta horas semanais para servidores inativos e profissionais liberais ou autônomos. Os Institutos Federais poderão conceder as bolsas, exceto as de intercâmbio, aos servidores técnico-administrativos em educação, nos casos em que o servidor beneficiário estiver envolvido em atividades de pesquisa científica e tecnológica ou de desenvolvimento de tecnologia, produto, serviço ou processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES