O Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) firmou acordo de cooperação técnica com a Águas de Teresina, para regularização de 115 pontos de captação de água sob responsabilidade da empresa após a subconcessão dos serviços de Saneamento da cidade de Teresina. Dentro do indicativo também serão desenvolvidas metodologias, e alguns produtos como um cadastro detalhado com mapas temáticos e informações completas de todos os poços, captações superficiais e lançamentos para diluição de efluentes, além de prováveis ajustes legais, caso necessário.
O Acordo de Cooperação entre o Poder Executivo e a subconcessionária terá vigência de quatro anos. Cabe indicar que o projeto da subconcessão do saneamento de Teresina teve o contrato assinado em 2017, e a empresa Águas de Teresina, em pouco mais de um ano de operação, já investiu mais de R$ 300 milhões em saneamento e esgotamento na capital, atingindo a cobertura de 27% dos domicílios da cidade. A meta é universalizar o abastecimento de água até 2020.
Recentemente, a PPP do Saneamento de Teresina foi campeã do principal prêmio da área no mundo. No ano passado chegou a ser sinalizada a possibilidade de firmar ação similar para as cidades do interior do Piauí, indicativo que ainda não foi firmado.
O extrato do contrato do termo de cooperação técnica entre o Executivo e a subconcessionária para a recuperação dos pontos foi publicado neste final de semana.