O grave terremoto que atingiu Turquia e Síria na madrugada da última segunda-feira (6) mobiliza a comunidade internacional. O governo brasileiro informou que enviará ajuda humanitária aos países afetados.
Em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, o país se comprometeu a trabalhar com a coordenação dos países atingidos para definir que tipo de auxílio será enviado. Os trabalhos serão coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério. Mortes confirmadas após terremoto já passam de 11 mil.
Horas após o terremoto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou em uma rede social a solidariedade do Brasil aos povos dos dois países.
"Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia", comentou Lula nas redes sociais.
Na mesma nota em que confirmou o envio de ajuda humanitária, o MRE disse que não havia informações sobre vítimas brasileiras entre os mortos e feridos na Turquia e na Síria. As embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, capitais dos dois países, e também o consulado brasileiro na cidade turca de Istambul, estão trabalhando em regime de plantão.