O governador Wellington Dias participa, nesta sexta-feira (27), de reunião no Palácio de Karnak, para tratar sobre um plano de contingência da dengue, zica e chikungunya no estado. A ideia, de acordo com o governador, é envolver toda a sociedade em ações de combate e prevenção ao mosquito "Aedes aegypti", transmissor das referidas doenças.
De acordo com dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, no ano de 2015, no Piauí, até o momento, foram 7. 458 casos notificados e 6. 052 casos confirmados da dengue e 2 óbitos, 3 de zica e 2 de chikungunya.
Na relação de municípios com maior taxa de incidência de dengue estão Alegrete, Avelino Lopes e Santana do Piauí. E em situação de alerta estão Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Campo Grande do Piauí, Cocal, Francisco Santos, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Pedro II, São Miguel do Tapuio e Uruçuí.
Diversas entidades, além dos prefeitos dos referidos municípios, são convidados a participar dessa reunião: Associação Piauiense de Municípios (APPM), Corpo de Bombeiros, Escoteiros, Igrejas, Conselhos de Saúde, Secretaria da Educação do Piauí (Seduc), Exército e Funasa Nacional de Saúde (Funasa).