Governo do DF pede apoio da Força Nacional para o desfile de 7 de Setembro

A solicitação foi feita através de um ofício enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Palácio do Planalto espera reunir 30 mil na Esplanada dos Ministérios | José Cruz
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, pediu apoio da Força Nacional para o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios através de um ofício enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta quinta-feira (31). 

O documento foi endereçado ao ministro Flávio Dino e foi reforçado durante uma reunião da governadora em exercício com o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli. "Eu enviei um ofício hoje ao nosso ministro Flávio Dino sugerindo que a Força Nacional permaneça no Distrito Federal, pois ela não pode entrar sem uma autorização expressa do próprio governador. Isso é uma medida preventiva para garantir que as pessoas se sintam seguras no dia 7 de Setembro”, explicou Celina Leão.

O secretário-executivo Ricardo Cappelli, ao receber o ofício, comentou que o governo do Distrito Federal e o governo federal colaborarão de forma conjunta na segurança do desfile cívico. "Agradeço a visita da governadora em exercício Celina Leão, que veio fortalecer a cooperação entre o governo federal e o GDF para assegurar uma festa segura para as famílias. É um dia de festa, de orgulho nacional, e estamos trabalhando para garantir a absoluta segurança de todas as famílias do DF”, afirmou.

Durante a reunião, Celina Leão apresentou o decreto que estabelece o Gabinete de Mobilização Institucional, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Esse gabinete irá coordenar os eventos do Dia da Independência, com a participação de órgãos do GDF e do governo federal, como o Ministério da Justiça. A primeira reunião do grupo está agendada para a próxima segunda-feira (4).

“Estamos tomando todas as medidas necessárias em cooperação entre o GDF e o governo federal. É um alinhamento de informações e um espírito colaborativo para garantir que tenhamos uma festa maravilhosa, permitindo que as pessoas venham e celebrem o 7 de Setembro, alinhando as informações”, destacou a governadora em exercício.

Leia Mais

O governo federal informou que cerca de 30 mil pessoas são esperadas na Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile, que terá aproximadamente duas horas de duração e participação das tropas das Forças Armadas, escolas públicas do Distrito Federal, profissionais do Corpo de Bombeiros e bandas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES